Que padrão liga o caranguejo à lagosta, a orquídea ao narciso e todos os quatro a mim?

 

Bateson_natureza_Animalia

Que padrão liga o caranguejo à lagosta, a orquídea ao narciso e todos os quatro a mim? E a mim a vocês? E a nós os seis e à amiba por um lado, e ao mais escondido esquizofrénico por outro? (Gregory Bateson, 1979).

“Eu perguntava: Qual a diferença entre o mundo de ‘pleroma’, onde forças e colisões proporcionam bases suficientes para uma explicação, e a ‘creatura’, onde nada pode ser compreendido sem se recorrer às diferenças e distinções?

«Quebrem o padrão que liga todas as rubricas do conhecimento e destruirão necessariamente toda a qualidade»

Que padrão liga o caranguejo à lagosta, a orquídea ao narciso e todos os quatro a mim? E a mim a vocês? E a nós os seis e à amiba por um lado, e ao mais escondido esquizofrénico por outro?

O que é preciso dizer agora é difícil, parece-me ser inteiramente vazio, e é de grande e profunda importância para mim e para vocês.

Nesta conjuntura histórica penso que é importante para a sobrevivência de toda a biosfera, a qual como sabem, está ameaçada.

Qual é o padrão que liga todas as coisas vivas?”

Gregory Bateson, Natureza e Espírito, 17.

[edição original: 1979]

https://animaliavegetaliamineralia.org/livros-books-2/

Deixe uma Resposta

